O ano é 2001… O local é o Parque Estadual de Campos do Jordão (PECJ), também conhecido como Horto Florestal, cenário conhecido pela grande maioria da elite de corredores de longa distância do Brasil que buscavam o local para realizar seus treinamentos devido às estradas de terra com variações de altimetria.
Embora a comunidade local estivesse acostumada a ver ali muitos atletas, alguns até conhecidos pela TV, eles mesmos não haviam ainda tido a oportunidade de participar de uma corrida de rua.
Com isso, no mês de março, daquele ano, Emerson Iser Bem idealizou a primeira Corrida Rústica do Parque Estadual de Campos do Jordão, em homenagem ao aniversário desta instituição, que acontece no dia 27 de março.
Nesta primeira corrida o grande objetivo era incentivar a comunidade local a correr, principalmente as crianças. A corrida contou com pouco mais de 40 participantes na modalidade adulta e cerca de 20 crianças. O sucesso deste primeiro evento motivou a criação de um grupo de corredores dentro do PECJ e mudou a vida de muitas pessoas, principalmente a de Iser Bem, que passou a entender e a valorizar a capacidade de influenciar as pessoas a mudar hábitos através do esporte.