O surgimento da Corrida Pinda coincide com o final da carreira de atleta de Emerson Iser Bem.
No ano de 2007, Iser Bem, ainda lutava muito para conseguir competir, mas as constantes lesões nos tendões calcâneos (aquiles) se agravavam cada vez mais.
Nesta época o tempo era dividido entre os treinos e a faculdade de Educação Física, sendo esta subsidiada pela bolsa de estudos da Prefeitura de Pindamonhangaba.
“No mês de abril de 2007 percebi que não seria possível manter o treino para os Jogos. Então procurei a Secretaria de Esportes para pedir o desligamento. Me ofereceram manter a bolsa em troca de ajudar na organização de uma grande corrida no aniversário da cidade. Assim surgiu a Corrida Pinda”
As festividades do aniversário de Pindamonhangaba, contam com uma corrida há décadas, possivelmente iniciado ainda na década de 1980, sempre realizadas pela própria prefeitura.
Porém neste ano de 2007 uma nova parceria surgia, e a empresa Tenaris, multinacional que realiza também corridas nos outros países onde possui plantas, “adotou” a prova e muitas alterações foram implantadas.
A grande tarefa que Iserbem teve, então, foi equalizar todas as necessidades envolvidas. De um lado atender as demandas de uma corrida, com tudo que precisar ter, aliar isso ao orçamento, afinal a prova nunca cobrou inscrição.
A Corrida Pinda passou a ser, senão a maior, uma das maiores provas totalmente gratuitas do país, resgatou a modalidade de corridas para crianças de todas as idades, uma prática que já vinha sendo abandonada nas corridas e passou a fazer parte de forma marcante no calendário de corridas de rua do país.